
Uma empresa que oferece excelência coloca as necessidades e a experiência de seus clientes em primeiro lugar e busca uma melhoria consistente.
Para dominar uma indústria ou segmento de negócios, uma organização deve fornecer um alto nível consistente de serviço e valor superior. Superar as expectativas e cumprir a promessa da marca todas as vezes coloca poucas empresas na arena da excelência.
“Ao longo dos séculos, grandes pensadores descreveram exatamente o que é a excelência. Excelência não é perfeccionismo. Em vez disso, a excelência é uma jornada por um cenário em constante mudança de novas possibilidades e métodos. É o melhor resultado que pode ser produzido em um determinado momento no tempo”
Hudson-Searle, 2014.
A excelência só é alcançada se o seu negócio tiver um ciclo de melhoria constante. Pequenas mudanças incrementais no produto ou na entrega de produtos ou serviços levam gradativamente uma organização a buscar a excelência em tudo o que faz.
A excelência deve ser um valor e uma mentalidade que todos devem buscar. Dos níveis mais altos da organização até o novo estagiário, todos na organização devem se comprometer a fazer o melhor todos os dias. Escolher o melhor talento e nunca se contentar com menos do que o melhor inicia o ciclo.
Uma vez que as pessoas certas estejam no lugar, seus processos de negócios devem estar prontos para facilitar o trabalho. Esses processos documentam etapas e resultados que podem ser medidos e aprimorados ao longo do tempo. Os processos estão sempre evoluindo quando você busca a excelência na sua organização. A partir deles é que se buscam os melhores sistemas e as ferramentas mais eficientes para entregar seu produto ou serviço ao cliente. Os sistemas também devem ser avaliados com frequência para garantir que esteja se adaptando às necessidades da organização e do cliente.
As verificações de qualidade são críticas para garantir que o que está sendo entregue ao cliente atenda aos mais altos padrões. Altos padrões nunca devem ser comprometidos. Não há atalhos para entrar na arena da excelência.
Para alcançar a excelência empresarial, as empresas podem e devem desenvolver uma estrutura e metas. Uma estrutura de excelência empresarial pode incluir áreas de foco ou integração completa da organização.
Todos os segmentos das organizações, equipes, fornecedores e liderança trabalham em conjunto para elevar os padrões de desempenho:
- Um foco na entrega de meios de excelência;
- Alcançando um desempenho financeiro mais forte
- Criando uma liderança visionária e inspiradora em sua organização
- Impulsionando a inovação em produtos e serviços
- Foco no atendimento e satisfação do cliente
- Aumentar a penetração no mercado e a receita
- Criação de processos eficazes de planejamento de negócios
- Aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional
- Envolver as equipas no processo de melhoria e aumentar a satisfação dos colaboradores
- Melhorar as capacidades de tomada de decisão e aumentar a capacidade de gerenciar mudanças
Por fim, o feedback deve fazer parte de sua busca pela excelência. Obter feedback de várias fontes em diferentes etapas ao longo do processo garante que os detalhes não sejam perdidos e que mudanças graduais possam ser feitas para não retardar o progresso ou atrasar a entrega ao cliente. Sem feedback objetivo, nenhuma empresa pode alcançar a excelência.
A excelência é avaliada pelos clientes que você atende!