Missão Voyager 1

Compartilhe nas redes socais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Em setembro de 1977, a NASA lançou a Voyager 1, uma espaçonave robótica de 722 kg com a missão de estudar o Sistema Solar exterior e eventualmente o espaço sideral. Depois do encontro com o Sistema Joviano e da exploração de Saturno em 1980, a missão principal foi declarada completa em novembro do mesmo ano. A Voyager 1 foi a primeira sonda espacial a fornecer imagens detalhadas dos dois maiores planetas do nosso sistema e suas principais luas.

A espaçonave, que continua a viajar a 64 000 km/h, é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra e o primeiro a deixar o Sistema Solar. Sua missão foi prolongada e continua até os dias atuais, com o objetivo de investigar os objetos transnetunianos, incluindo o cinturão de Kuiper, a heliosfera e o espaço sideral.

Carolyn Porco disse à BBC, em 2013, que a foto proporciona uma “visão cristalina e sem distorções de nosso lugar no cosmos que corrói toda ilusão e nos confronta com um poderoso reconhecimento de nós mesmos — um reconhecimento que nunca deixa de nos emocionar”.

O britânico Garry Hunt, que fez parte da equipe de imagens da Voyager, diz que a foto é mais relevante hoje do que nunca.
“Toda vez que dou uma palestra sobre clima e questiono o que alguém está fazendo agora em prol de uma mudança, mostro esta imagem, porque fica claro que a Terra é um pontinho isolado. Esse pequeno ponto azul é o único lugar em que podemos viver, e estamos estragando isso”, disse ele ao programa Today, da BBC Radio 4.

Carolyn Porco fez uma nova versão da foto icônica com a sonda Cassini em 2013, ao direcionar sua câmera para a Terra e registrar novamente o pálido ponto azul com os anéis de Saturno em primeiro plano.

Espera-se que a sonda New Horizons, que sobrevoou Plutão em 2015 e agora está a pouco mais de 7 bilhões de quilômetros da Terra, tente em algum momento tentar repetir o feito fotográfico. Mas direcionar as câmeras para o centro do Sistema Solar — e diretamente no Sol — traz alguns riscos para os seus delicados sensores. Portanto, nenhum esforço neste sentido será feito até que os principais objetivos da New Horizons sejam alcançados.

Referencias

NASA

https://science.nasa.gov/mission/voyager/where-are-they-now

Wikepédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1lido_Ponto_Azul#:~:text=P%C3%A1lido%20Ponto%20Azul%20(em%20ingl%C3%AAs,Solar%20denominada%20Retrato%20de%20Fam%C3%ADlia.

BBC

https://www.bbc.com/portuguese/geral-51497794

Somos a LTS, desde 1995 trabalhamos com empreendedores para melhorar os resultados de suas empresas. Ações para a reeducação, processos de TI, foco nas metas, produtividade das equipes, lucratividade e crescimento. Usamos metodologia, conhecimento e experiência para inovar e transformar.

Podemos ajudar qualquer empresa a atingir seu potencial máximo e ficar à frente de sua concorrência.

Profissionais certificados que trabalham com empresas todos os dias para construir equipes de sucesso, aumentar os lucros e conduzir as receitas a novos níveis.

Isso significa que os donos de empresas assumem sua responsabilidade de empreendedor, e trabalham para alcançar resultados massivos e novas diretrizes.

Entre em contato conosco!

www.businesscoaching-LTS.com.br  || luisclaudio@businesscoaching-LTS.com.br || +55 11 99932-8704

Luis Claúdio

Luis Claúdio

Luís Cláudio é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação Eletrônica pela Universidade de São Paulo – USP e com MBA nas áreas de Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.