Quão complexo é o seu negócio?

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O negócio é complexo. Não é para os fracos de coração. Requer dedicação, paixão e investimento.

No mercado de hoje, os negócios se tornaram ainda mais difíceis, ainda mais complicados.

Como você classifica o ruído e realmente se concentra nos fatores mais críticos para o sucesso?

Quão complexo é seu negócio – 11 de novembro de 2020

Às vezes, a propriedade de uma empresa pode ser isolada e um lugar solitário. Você sente que ninguém mais entende seus desafios únicos e é difícil encontrar ajuda. Sejamos honestos, a ajuda existe, é difícil ser objetivo sobre um negócio que você construiu. A paixão que você tem pelo seu negócio pode cegá-lo para as lacunas óbvias em sua organização que o impedem de obter resultados ainda maiores e melhores.

Um ótimo exemplo, conduzindo pelo coach Michael Breitman – USA, utilizando o conceito de complexidade de negócios.

“Um cliente, cuja prática tem crescido muito rapidamente, surgiu com o tema de manter o foco e a cultura organizacional. Conforme a discussão avançava, lembrei-me de alguns flip charts que Brad Sugars (fundador e presidente da ActionCOACH), apresentou em uma conferência.

Brad primeiro desenhou uma empresa de duas pessoas com uma conexão direta entre elas. Esse flip chart parecia algo assim:

O próximo flip chart mostrou uma empresa de três pessoas que tinha três conexões diretas entre as pessoas, parecida com isto:

Seu terceiro flip chart era uma empresa de quatro pessoas com seis conexões diretas:

O flip chart final era de uma organização de oito pessoas mostrando vinte e oito conexões diretas:

O cliente ficou com uma expressão de espanto no rosto, viu isso! E disse: “Não é à toa que tive tantos problemas para controlar o crescimento do meu negócio”.

Só para recapitular: a fórmula simples para esse cálculo é:

Conexões Diretas = {Nº de pessoas * [(Nº de pessoas – 1) / 2]}

Usando essa fórmula, é fácil ver que o nível de complexidade em uma empresa cresce a uma taxa muito maior do que a taxa de crescimento da empresa.

O seu negócio está começando a parecer um pouco mais complexo do que você imaginou?

Então, como vamos fazer nossos negócios crescerem, mantendo o foco organizacional e a eficácia?

Existem quatro coisas importantes que você deve realizar para crescer no controle:

  1. Ter claro na empresa: Missão, Visão e Cultura (MVC) – Um MVC forte e claro que está alinhado e congruente com a Proposta Única de Valor (PUV) da sua empresa é a pedra angular do crescimento consistente e saudável.
  2. Comunicar e educar – você deve comunicar constantemente seu MVC e PUV para sua equipe, tanto interna como externa, e para seus clientes, existentes e potenciais. Você deve educar os novos membros da equipe e clientes em potencial sobre o seu MVC e PUV e o motivo por trás deles (leia o livro de Simon Sinek “Comece com o porquê”).
    E o mais importante: é absolutamente essencial que você coma, durma e respire seu MVC e UVP.
  3. Planeje sua organização – embora muitos gostem de promover modelos organizacionais horizontais, organizações totalmente horizontais perdem rapidamente sua eficácia à medida que aumentam de tamanho. Portanto, é de vital importância planejar a estrutura organizacional de sua empresa. Em um extremo da escala, completamente plano não permitirá um crescimento efetivo, no outro extremo da escala, o comando e controle antiquados comprometerão a criatividade e agilidade.
  4. Seja proativo – a maioria das empresas cresce organicamente, sem muita premeditação ou planejamento avançado. Muitas vezes as empresas chegam ao ponto de não retorno estrutural e falham. Todos os meus clientes têm uma visão de como suas empresas serão estruturadas trabalhando de três a cinco anos no futuro. Você deveria fazer o mesmo.

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Luis Claúdio

Luis Claúdio

Luís Cláudio é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação Eletrônica pela Universidade de São Paulo – USP e com MBA nas áreas de Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.