Nesta época do ano, você verá muitas retrospectivas sobre o ano que foi. 2020 terá muitos momentos memoráveis, mas não muitos sobre os quais realmente queremos refletir ou lembrar. A pandemia do Coronavirus Global, os incêndios florestais devastadores, os vespas de assassinato, a loucura eleitoral, a agitação e protestos sociais e a passagem inesperada de alguns ícones notáveis, todos nos lembram que a maioria dos marcos do ano que foi não são as coisas nós nos apegaremos também.
À medida que o ano novo se aproxima, muitos dos desafios de 2020 perduram. Incerteza econômica global, proibições e restrições a viagens, desemprego e bloqueios de COVID-19 continuam a ser uma realidade. A mudança climática continua a produzir temperaturas recordes e tempestades assassinas em todos os hemisférios e o discurso público continua a ser fragmentado.
O isolamento do ano passado também manifestou consequências não intencionais. Crimes violentos e incidentes de violência doméstica aumentam. Os casos de abandono e abuso infantil nunca foram tão altos e a taxa de suicídio global explodiu à medida que as pessoas continuam a lutar contra os efeitos da pandemia.
Nada disso é uma boa notícia e tudo isso nos faz ansiar por um novo ano cheio de esperança e possibilidades. Ansiosos por quebrar o ciclo da negatividade, em 2021 teremos de lutar para encontrar o positivo. As vacinas são o início de uma esperança mundial de restaurar alguma normalidade, mas não são a única pepita de possibilidades.
Mesmo a menor vitória deve ser comemorada, porque se o refrão for verdadeiro de que “você recebe o que dá”, todos precisam prestar muita atenção às leis da atração e cavar fundo para os aspectos positivos. É dentro de nós todos que encontramos a centelha da esperança.
Talvez precisemos buscar as pequenas vitórias em vez de esperar por um “grande” evento para mudar nossas vidas. Talvez passar mais tempo em casa signifique tempo para consertar relacionamentos quebrados. Trabalhar em casa pode desencadear um momento criativo para lhe dar novas soluções e opções. O ensino em casa pode conectá-lo com o caminho educacional de seus filhos e ajudá-lo a se envolver com as reformas necessárias para melhorar o status quo. Assistir a agitação social e reportagens políticas pode motivá-lo a se envolver em uma causa para fazer uma diferença real em sua comunidade.
Não há como argumentar que milhões de nós estamos desempregados, lutando e famintos. Não podemos nos esconder desses fatos, mas pergunte a si mesmo o que você pode controlar? O que você pode fazer para tornar 2021 diferente? Pode ser uma simples mudança de mentalidade ou pode exigir uma mudança massiva. Como você começa?
- Leia um romance inspirador ou um livro de não ficção
- Reconecte-se com música
- Pintar, esculpir, construir ou experimentar uma forma de arte
- Medite, ioga ou exercícios regulares
- Encontre suporte, reúna-se com um grupo ou profissional
- Organize e organize seus arredores
- Doe roupas e bens que você está usando
- Voluntário
- Orientar uma criança
- Dança
- Rir mais
- Encontre orientação espiritual
- Durma o suficiente
- Vá lá fora
- Comece um diário de gratidão
- Compartilhe uma gentileza, pague adiante e realize atos aleatórios de humanidade
Em última análise, basta dar um passo à frente. Mude um hábito, altere um padrão e concentre-se no que você tem versus o que você não tem. Faça um novo caminho e trace um novo curso, mesmo que isso signifique fazer mudanças simples ou uma transformação radical. Considere que Beethoven escreveu música atemporal e ele é completamente surdo; Shakespeare escreveu prosa e poesia clássicas em meio à peste negra; Franklin Roosevelt ficou paralisado da cintura para baixo por causa da poliomielite e ainda assim se tornou presidente dos Estados Unidos; Oprah Winfrey superou o abuso e a pobreza para se tornar uma das filantropos mais bem-sucedidas de nosso tempo e JK Rowlings se tornou uma autora de best-sellers enquanto lutava como mãe solteira desempregada.
Todos eles compartilham um traço comum. Paixão. Esses homens e mulheres talentosos e milhares de outros que superaram adversidades esmagadoras para mudar a história foram todos movidos por um incêndio, uma paixão por ser mais do que apenas comum. Eles não permitiam que circunstâncias externas, seu status de classe ou educação interferissem no caminho. Todos eles começaram com um pequeno passo à frente.
Aqui estão alguns nomes de pessoas comuns que também tomaram posição, fizeram a diferença e você provavelmente não reconhece seus nomes.
https://www.rd.com/list/inspiring-stories-9-ordinary-people-who-changed-history/
Ryan White; Lilly Ledbetter; Irena Sendler; Cindy Lightner; Todd Beamera; Anthony Omari; Lou Xiaoying; Floran Grosuleac; Betty Tisdale; Nicholas Winton; Maggie Barankitze)
Você não tem que embarcar em ações de abalar a terra. Mesmo uma pequena ação ou mudança pode ser o catalisador.
Lembre-se de que uma pequena gota no oceano pode formar uma onda que atinge todas as margens. Então, pegue uma pedra e comece sua própria ondulação.