Um toque de Paixão

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Autor: Luis Cláudio

Você é apaixonado por negócios e deseja ter o seu próprio algum dia?  Você quer estar no controle de seu próprio destino e futuro?  

Para começar um negócio, você precisa de uma ideia. Você precisa de um plano de negócios.  Você precisa de financiamento e de uma infraestrutura para garantir que seu negócio tenha  uma base sólida. Pode ser difícil, mas a combinação certa de paixão e parceria pode dar vida à  sua ideia!  

O SBA US Small Business Administration, descreve as seguintes etapas a serem consideradas ao considerar a propriedade  de uma empresa. Observe que a paixão não é um dos fatores que eles listam como um  requisito.  

  • ∙ Realize pesquisas de mercado  
  • ∙ Escreva um Plano de Negócios  
  • ∙ Financie Seu Negócio  
  • ∙ Escolha um local ou modalidade  
  • ∙ Escolha uma estrutura empresarial  
  • ∙ Escolha um nome comercial  
  • ∙ Registre seu nome comercial  
  • ∙ Obtenha IDs fiscais federais e estaduais  
  • ∙ Inscreva-se para obter licenças e autorizações  
  • ∙ Contas bancárias abertas  

Espere um momento, esses 10 passos não parecem tão ruins, certo? Você poderia fazer isso em  algumas semanas, certo?  

De jeito nenhum! Começar um negócio pode levar meses, se não alguns anos!. Fazer isso  corretamente e garantir que o lançamento do seu negócio o impulsione para uma órbita de  longo prazo e uma trajetória de sucesso, em vez de apenas quebrar e queimar. 

Considere apenas a Pesquisa de Mercado. Para realmente entender seu mercado, pesquisas  qualitativas e quantitativas e coleta de dados são necessárias para definir seus alvos  demográficos e entender suas necessidades e pontos problemáticos. Sem esse insight, você não  pode desenvolver uma PUV (proposta Única de Venda) que o diferencie da concorrência.  

Não se esqueça de que você também precisa construir uma marca que inclua um logotipo que o  identifique para o seu público. Esta marca e tipo de letra precisam comunicar a essência da sua  marca e isso leva tempo para ser refinado e definido. Pode ser um esforço caro se você errar.  

Existem outras tarefas, como comprar o seguro certo, escolher seus fornecedores, contratar  pessoal, criar materiais de treinamento, definir procedimentos operacionais padrão para tudo,  desde a abertura ao reabastecimento, do fechamento ao tratamento das reclamações de um  cliente. Você tem que fazer tudo isso sozinho antes de vender um único produto ou serviço.  Antes de você lucrar um dólar. Isso é o suficiente para sugar a paixão de uma pessoa.  

Agora você está começando a ver por que 20% de todas as pequenas empresas falham no  primeiro ano, de acordo com o BLS (Bureau of Labor and Statistics dos EUA,  e no quinto ano outros 50% tiveram o mesmo fim.  

Certamente, não é por falta de paixão que esses empresários estão falhando, e sim por causa  desses fatores que estão enfrentando e culminam com o seu desaparecimento. Novatos  apaixonados por negócios começam com boas intenções, mas são vítimas dessas armadilhas:  ∙ Entrando em um setor no qual não têm experiência  

  • Contratação de equipe inexperiente  
  • Montar uma equipe que não pode cooperar para trabalhar em conjunto de forma  eficiente.  
  • Deixar de reconhecer o mercado não tem necessidade de seus produtos ou serviços  ∙ Ignorando o que os clientes desejam  
  • Recusando-se a ser flexível e adaptar-se às tendências em mudança  

Agora temos uma visão mais ampla de como a paixão desenfreada pode cegar alguém para que  tome decisões de negócios ruins. Ao escolher uma opção de negócios, considere alguns desses  fatores:  

✔ O setor que você está considerando é “à prova de bala” ou à prova de recessão? Ou  seja, ele tem um histórico consistente de crescimento e receita constantes, mesmo nos  tempos econômicos mais difíceis.  

✔ Existe um player dominante no mercado que oferece oportunidades de franquia? As  franquias oferecem mais soluções de negócios prontas para facilitar a transição de seus  negócios.  

✔ Quão bem desenvolvida está sua infraestrutura de franquia e sua comunidade de  franquia? Você pode aproveitar o aprendizado e a experiência deles para construir seu  negócio rapidamente?  

✔ Qual é o nível de desenvolvimento da marca e propriedade intelectual dos parceiros?  Quanto material de suporte está à sua disposição e pronto para usar no primeiro dia? 

✔ Que tipo de treinamento e suporte contínuo o parceiro de negócios oferece e com que  frequência eles fazem eventos educacionais para seus parceiros de franquia.  ✔ O franqueado oferece a você potencial de crescimento ilimitado e opções de sucesso a  longo prazo?  

✔ A empresa permite que você use as habilidades e a experiência que já possui e vamos  construir um legado que você pode deixar para sua família?  

✔ O negócio realmente faz diferença na vida das pessoas e permitirá que você faça a  diferença na sua comunidade?  

FONTE: https://www.national.biz/2019-small-business-failure-rate-startup-statistics-industry/ 

Se você identificou e respondeu todos esses pontos ou encontrou uma empresa que  provavelmente permitirá que você prospere e realmente construa um ativo que irá agregar  valor ao longo do tempo, então não é um sonho, é um negócio que oferece soluções reais para  alguns dos dilemas mais urgentes da atualidade.  

Então, se você tem uma paixão. Mostre!!!  

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Luis Claúdio

Luis Claúdio

Luís Cláudio é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação Eletrônica pela Universidade de São Paulo – USP e com MBA nas áreas de Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.